segunda-feira, 5 de março de 2012

A Cidade do Ouro Esquecido

O município de Paracatu está situado a pouco mais de 200 km de Brasília . É uma cidade mineira que fez parte do Ciclo do Ouro, ainda no século XVIII, mas pouca gente sabe disso. É um cidade que ainda hoje produz ouro, mas quase ninguém toma conhecimento. Pior para os que nao conhecem. A jazida, explorada por um grupo britânico, vai durar mais 50 anos. E se lá existe ouro, algo brilha.
Passei o final de semana por lá. Meu querido amigo Marcos e sua esposa Ester me receberam numa pequena cápsula do tempo. Uma casa, ao lado do grupo escolar e em frente a Igreja do Rosário, cuja escritura remonta ao ano de 1918. A casa em si, nasceu muito antes disso. Ela é uma prova de que o sentimento permeia tudo aquilo que tocamos. E caso não haja sentimento, nada tocamos. Ele pegou um cantinho em ruínas e ergueu o espaço no qual vai desfrutar os melhores anos de sua vida.
Meu filho deslizou pelo chão de cimento queimado e sentiu que estava em um lugar especial. A crianças sabem, apenas isso.
De noite, minha mulher e meu filho permaneceram na pousada, um casarão de 300 anos que também vale nota, e eu segui para um drink.
Sentados na sala em uma típica mesa de boteco, submergimos na noite clara e nos enchemos de memórias como quem sorve um líquido inebriante. Foi quando a alma boêmia e poética de Marcos se ergueu da cadeira e partiu em direção aos janelões da casinha. Olhando para a rua, ele recordou a frase de Vinícius enviada para Tom Jobim diretamente de Paris: ...Tonzinho, estou aqui na frente de uma janela e diante de toda a solidão do mundo.
Eu e Marcos estávamos debruçados naqueles janelões sentindo, ao menos por um instante, que a solidão havia nos deixado a sós com nossa amizade.

Nenhum comentário: